quarta-feira, 31 de março de 2010

Daniel Murgel



O Cubículo, o labirinto dos ímpios e o pé de feijão...
“Dona Orosina Vieira, se encantou por um lugar aprazível e desocupado, durante seu passeio dominical pela praia de Inhaúma. Com pedaços de madeira trazidos pela maré, demarcou sua área e constitui com o marido um barraco”(1). 
Este trecho encontrado na internet, durante uma pesquisa que eu fazia sobre a Maré, encantou-me pela sua atmosfera bucólica e talvez até poética. Esta poesia que vive hoje apenas na memória, soterrada pelo ideal de modernização. As ilhas aterradas acabaram com qualquer possibilidade de deserção, fuga. O cubículo agora é a única possibilidade de isolamento, entre o aconchego e a proteção. A ilha agora está cercada por labirintos; o labirinto dos ímpios, que abrindo suas largas avenidas soterraram os manguezais e histórias – neste labirinto não tem lugar pra Minotauros (2).
João estava muito cansado, mas conseguiu reunir todas as suas forças e, apossando-se do machado, golpeou várias vezes o pé de feijão. Tendo sido cortada a planta, o gigante despencou lá do alto, caindo ao chão com um grande estrondo. Era tão pesado que | seu corpo, ao cair, fez uma cratera enorme, que demorou muitos anos para fechar. Livre do perigo que o ameaçava, João abraçou a mãe alegremente. E, desde aquele dia, os dois passaram a viver tranqüilos. Tempos depois, quando se tornou um homem forte e bonito, João se casou com uma princesa, com quem viveu feliz por muitos e muitos anos. Quanto ao pé de feijão, depois de cortado, secou completamente e, como não havia mais sementes, nunca mais nasceu outro igual. “  
Estas são as linhas finais da história de João e o pé de feijão, onde um menino pobre consegue roubar por três vezes o ouro do gigante.
(1) Dona Orosina é considerada uma das primeiras moradoras do morro do Timbau, no bairro da Maré. O trecho foi tirado do site wikipédia, sobre a história da Maré.
(2) O Minotauro, segundo a mitologia grega, era uma figura meio homem meio touro, e vivia isolado em um labirinto construído para mantê-lo afastado do povo de Creta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário