quarta-feira, 31 de março de 2010

Belén Romero Gunset

HOJE / OLA

Sou o COELHO AMARELO, agora visito o Rio de Janeiro, poderíamos dizer que chove e que o tempo parece ser, mais uma vez, hoje. Ao viajar no metrô da manhã de ontem, de uma janela eu li um anúncio da cidade que diz: "todos os dias são o dia do meio ambiente no Rio"... Como aqueles curtos segundos ao passear sob um arvoredo, alegra-me os raios de sol que brilham entre as sombras. Respiro, transpiro, caminho, escuto e tento descobrir o segredo da cidade, que está entre os seus moradores, entre a cozinha de suas rotinas, na narração de suas historias. Estou curiosa sobre a sua visão de futuro também.
Uma seqüência se repete: rodovias, carros, ruas que ligam lugares, casas, bancos, praças aonde as pessoas vivem, trabalham, acumulam coisas, jogam lixo na rua. = (
Mas hoje a cidade é feita de desenhos líquidos sobre a terra, trilhas convertidas em populosas avenidas verdes, que brincam na água, que se integram aos morros com uma beleza que me parece sobre-humana. Soa a esperança de um mundo melhor para a humanidade - integração do homem com o ambiente natural.
Montanha, água, calor, vento: na cidade são, opinam, dizem, mandam. Eles são os líderes.
Se Buenos Aires me faz sentir cinza, Rio me desperta otimista, porque são mais ecológicas as pedras da calçada antiga, mais ecológica a feijoada, o alumínio, a hegemonia da cerveja em alumínio, todos reciclam, e aqueles que não, tomam sucos em copos de vidro. McDonald’s, saia daqui.
Eu me sinto bem-vinda, minha árvore de família encontrei entre os animais da selva, estava a família Coelho, chamaram-me sussurrando de noite, prove todos os sucos, foi-me dito.
Tic Tac Tic Tac, hoje, os anos passam e a busca criativa e a construção responsável de uma integração sustentável com a natureza continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário