quarta-feira, 31 de março de 2010

Joana Traub Csekö



Agradecimentos: Marli Damascena e todos que seguem constituindo o Arquivo Dona Orosina Vieira
série “Passagens” - Maré
A série “Passagens” começou a ser desenvolvida ano passado em Buenos Aires, durante a residência Arte in Loco. Ela trabalha fundamentalmente com as idéias de inserção e continuidade entre imagens, bem como as noções de sobreposição e entrelaçamento de diferentes tempos e espaços.
As imagens da série são montadas a partir de um acervo constituído por fotos capturadas por mim e por fotos achadas, apropriadas. O acervo abrange temas amplos: camadas subterrâneas da cidade (ruas perdidas, lugares esquecidos), arquitetura, pessoas, natureza... Este universo é livremente manipulado para a criação das “Passagens”. 
O processo, sutil, preciso, radical de inserção de imagens umas dentro das outras gera perspectivas temporais, conexões entre espaços, lugares que não existem. Destas fusões emergem imagens ficcionais onde entrevemos aberturas, entradas mas também veladuras, esquecimentos.
Para o Museu da Maré criei imagens usando exclusivamente fotografias do arquivo Dona Orosina Vieira*. Entendi ser mais instigante movimentar a variedade, complexidade e vitalidade do riquíssimo material contido neste arquivo e, portanto, optei por não fotografar eu mesma para este trabalho específico. Assim, espero criar dispositivos catalisadores, que tornem visíveis, do ponto de vista da arte, algumas destas camadas de tempo e história da Maré.
* “O Arquivo Dona Orosina Vieira formou-se a partir do projeto Rede Memória do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), há cerca de doze anos. (...) Os atores responsáveis por agregar esta informação são os próprios moradores do bairro, que são os atores mesmos das ações, das narrações e das memorações plasmadas nos documentos que temos hoje à disposição para escrever novas histórias da Maré.”  RIBAS, Cristina. Arquivos do Presente – Arquivo Dona Orosina Vieira,  2009 www.arquivosdopresente.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário